Comportamento,  E-commerce,  Varejo

Qual público e produtos são maioria para este dia dos namorados e porque o e-commerce sai na frente?

Imagem Freepik

O presidente da CNDL, José Cesar da Costa destaca:

“O país ainda enfrenta um momento delicado de crise, o orçamento apertado e o aumento da inflação
impactam nas compras. Embora para muitos consumidores o momento seja de conter os gastos, esta é uma data importante, em que o ato de presentear acaba sendo uma demonstração de afeto”.


Em pesquisa realizada pelo SPC Brasil e CNDL em parceria com a Offwise para o dia dos namorados 2022 apontou 57% dos entrevistados com intenção de presentear seus amados. Há expectativa de cerca de 18,06 bilhões de injeção econômica através do comercio para esta data!


Mão no bolso:

O consumidor brasileiro deve desembolsar uma média de R$ 196 em presentes, sendo que esse valor aumenta para R$ 234 entre as pessoas das classes A e B. 26% pretendem pagar no cartão crédito parcelado, 18% no cartão de crédito à vista e 18% no cartão de débito.

Com relação aos gastos pretendidos, os dados levantados foram que 34% pretendem gastar mais este ano do que no ano passado, sendo os principais motivos:

-Comprar um presente melhor (64%);

-O aumento nos preços dos produtos (40%) ;

-Melhora de salário (30%).


Onde:

Quanto ao local de compra, 30% pretendem comprar a maioria dos presentes na internet, 26% em shoppings centers e 9% em shoppings populares.


Pesquisas e principais influências:

O levantamento apontou 75 % dos consumidores com intenção de pesquisar, sendo que 83%
costumam fazer pesquisas na internet, principalmente em sites/aplicativos (71%). Já 67% vão fazer pesquisa por canais físicos, com destaque para as lojas de shopping (46%) e lojas de rua (29%).

Na hora de escolher o local de compra, 48% afirmam ser influenciados por: preço, 43% pela qualidade dos produtos, 37% pelas promoções e descontos e 28% pela diversidade de produtos.



Quem?

Quando a pesquisa averiguou quem seria a pessoa presenteada, o esposo ou a esposa apareceram em primeiro lugar (61%), enquanto 31% afirmaram intenção de presentear seus namorados.

Já entre os que não vão comprar presentes, 55% não têm namorado(a), noivo(a) ou cônjuge, 10% vão priorizar o pagamento de dívidas e 10% não gostam ou não têm o costume de comemorar essa data.

De acordo com o levantamento, 56% dos consumidores garantem comprar apenas 1 presente, enquanto 31% afirmaram intenção de adquirir dois itens, sendo a média de 1,5 presentes.


No topo

No ranking das categorias de produtos e serviços mais buscados ficaram:

 -Roupas (37%),;

-Perfumes, cosméticos e maquiagem (34%);

-Calçados (23%);

-Jantares (19%) ;

-Bombons e chocolates (19%).


Comprando mesmo estando negativado ou sem condições!

A pesquisa apontou ainda que 26% dos entrevistados irão às compras mesmo com contas em atraso, entre eles 66 % estão com o CPF negativado, além de 8% que deixarão de pagar alguma conta para poder agradar o amado com presente!

Os dados revelam ainda que 35% reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro.

Diante de tais resultados, a especialista em finanças da CNDL, Merula Borges, ressaltou:

“Para os que têm contas em atraso ou estão negativados, existem outras formas de surpreender o parceiro. Fazer um esforço além da própria capacidade de pagamento
pode comprometer ainda mais o orçamento. É preciso, acima de tudo, ter disciplina para conter os gastos e usar a criatividade”


Público alvo

A pesquisa foi realizada em maio deste ano, abrangendo 27 capitais brasileiras, com pessoas de ambos os gêneros a partir de 18 anos, alfabetizados e com intenção de compra. Para detalhes acerca da metodologia empregada nela contate a CNDL.

Fonte: CNDL

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Bertha Ferreira SA

Editora-chefe, Empresária, Estrategista Digital, Consultora em Comunicação ponta a ponta e soluções empresariais. PNL Pratictioner Empreendedora desde a adolescência, Amante de carros e filmes antigos. "Impulsionar empresas e pessoas é minha missão. "

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