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Vender pela internet: por que as empresas precisam estar online?

VENDER PELA INTERNET|IMAGEM:BEATZ DIGITAL


Vender online já não é mais uma opção, mas sim, uma necessidade, principalmente para quem deseja expandir seu negócio e alcançar diferentes públicos. Com as vendas pela internet, é possível oferecer aos clientes maior comodidade e uma experiência diferenciada, além de maximizar o marketing do produto ou serviço ofertado.

As vitrinas online promovem os produtos e serviços na web, com riqueza de detalhes tanto visuais quanto informativos. Porém, não pense que vender na internet é apenas postar o produto/serviço em um site de vendas ou nas redes sociais e esperar que alguém interessado “caia do céu” para adquiri-lo. É preciso que haja previamente um estudo sobre quais ferramentas se deve utilizar, além do preparo pessoal para vender com responsabilidade e respeito ao cliente.



Por que a presença de uma empresa na internet é tão importante nos dias atuais?

Os consumidores brasileiros estão sempre atentos às novidades que surgem na internet, seja por sugestão de anúncios ou por meio de pesquisa. Ter um negócio online, atualmente, é essencial para suprir as necessidades daquele que está buscando determinado serviço ou produto: o consumidor.

Para isso, o uso de ferramentas como estratégias de marketing em vendas, se tornam indispensáveis para alavancar a presença do pequeno ao macro empresário no mercado online.

Para aqueles que possuem negócio físico, mudar para uma loja online pode acontecer de forma bastante simplificada. Desde 2020, após o início do período da pandemia de Coronavírus, muitas empresas tiveram que se reinventar, e grande parte delas conseguiram manter seus negócios ativos através das vendas na internet, já que precisaram fechar as portas de seus negócios físicos por um tempo. Se você é dono de um negócio físico, está começando a empreender ou deseja melhorar sua loja online e quer saber mais sobre vendas online, siga conosco nesse artigo.





O que você precisa para começar a vender pela internet?


Traçar um plano e trazer sua empresa para a era digital

A prática de usar a tecnologia para expandir sua empresa e melhorar seus resultados é chamada de “digitalização” de um negócio. No entanto, engana-se quem acredita que se trata apenas de comercializar bens e serviços nas redes sociais ou desenvolver um site, por exemplo.

Essa questão deve ser tratada com o nível apropriado de significância, independentemente do tamanho de sua empresa. Delinear a estratégia digital do seu negócio deve ser feito antes de começar a procurar um desenvolvedor para criar a sua loja virtual ou criar perfis em plataformas de mídia social como Facebook e Instagram.

Para ter uma melhor compreensão do que a operação dessa nova empreitada implicaria no dia-a-dia, você deve considerar conversar com outros empresários que já passaram por experiências semelhantes ou contratar um especialista no assunto.



Escolher uma plataforma de e-commerce escalável e que atenda sua operação

Após ter tudo bem planejado, o próximo passo é escolher a plataforma ideal para seu e-commerce. É possível criar sua própria loja contratando um programador experiente ou contratar uma plataforma que já oferece toda a estrutura essencial para vender seus produtos online.

Há também a possibilidade de vender através de um Marketplace, que pode ser pensado como uma forma de shopping online em que você e outros vendedores vendem seus produtos. O Magazine Luiza é um bom exemplo de Marketplace brasileiro, no entanto existem várias outras opções.






Definir as formas de pagamento

A disponibilidade de várias opções de pagamento é um dos aspectos mais importantes que podem ajudar a garantir um fluxo de receita saudável ao vender pela internet, além de poder atender a clientela através de seu meio de pagamento de confiança que já esta acostumado a usar ou ainda possa ter saldo em sua carteira digital. Se você já possui sua plataforma de e-commerce, alugada ou construída, basta ativar as opções de pagamento já integradas nela.

Nas redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp temos o lançamento do Meta Pay. Se trata de um sistema digital de pagamentos que processa as transações feitas nos aplicativos da empresa para Android e iPhone (iOS). O serviço foi lançado nos Estados Unidos em 2019, e chegou ao Brasil em maio de 2021 com as transferências começando através do WhatsApp.


Ficar atento ao estoque de produtos

Lembre-se de ter muito cuidado com seu estoque a partir do momento que você disponibiliza seu negócio online, especialmente se você mantiver os mesmos produtos em seus locais online e físico. Evitar ficar sem estoque em itens que prevê que terão um alto nível de demanda. É importante ter fornecedores que possam atender prontamente aos pedidos, caso o número de vendas cresça rapidamente.





Mantenha uma presença ativa nas redes sociais

Assim como ocorre nos marketplaces, os canais de mídias sociais como Facebook e Instagram permitem que você coloque seus produtos na frente de clientes em potencial, só que de forma indireta.

Por exemplo, você pode configurar uma loja do Facebook para mostrar seu inventário aos usuários do Facebook. Os interessados podem adicionar seus itens ao carrinho e fazer o check-out diretamente na plataforma. Também tem a opção do Marketplace Facebook . Mas se você preferir criar um site de comércio eletrônico independente, o Facebook ainda oferece várias maneiras de vender online; você pode usar sua página comercial do Facebook, veicular anúncios e vender produtos em grupos do Facebook.

As mídias sociais permitem que você trabalhe com influenciadores. Você pode dar amostras de seus itens para influenciadores em troca de divulgação. Identifique alguns influenciadores em seu nicho pesquisando hashtags relevantes e faça parceria com eles para promover seus produtos por meio de histórias, vídeo, postagens e mais.



Estude seus concorrentes

Você precisa determinar se haverá uma demanda sustentável para o seu produto pelo preço que está exigindo. Comece analisando a concorrência. Seus concorrentes estão indo bem e se expandindo, ou você vê empresas fechando? O que seus concorrentes mais bem-sucedidos estão fazendo corretamente? O que está faltando no mercado de vendas online?



Por fim, você deve se lembrar de que existe uma enorme possibilidade de que grande parte de seus concorrentes já estejam no mercado online, de forma fixa e vendendo muito. Mas isso não significa que não existe espaço para você, já que cada produto ou serviço, mesmo que seja do mesmo nicho, possui suas peculiaridades.

Ter um produto inovador para oferecer, acompanhado de um bom atendimento ao público, lhe trará resultados satisfatórios e, talvez, consiga chamar atenção até da clientela fiel do concorrente.

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Redacao

Equipe da Redação Blog da Bertha

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