Notícias

Pix fez Brasil subir da oitava para a quarta posição no ranking mundial de transações em tempo real

IMAGEM: ANDRÉ LUIS FERREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO



O Pix, sistema de transferências e pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central, é sucesso em todo o país, fazendo com que o Brasil saísse da 8° para a 4° posição no ranking mundial de transações em tempo real. Os pioneiros nesse tipo de pagamento instantâneo são Índia, China e Tailândia, três dos países mais populosos do mundo.


Pix, sistema de pagamentos instantâneos é sucesso no Brasil

O número de transações em tempo real no Brasil cresceu quase 6 vezes em 2021, para 8,7 bilhões, superando o Reino Unido (3,5 bilhões), os Estados Unidos (1,8 bilhão) e o Japão (1,7 bilhão).

A análise foi divulgada no dia 26 de agosto pela ACI Worldwide, uma empresa de softwares de pagamentos, juntamente com a GlobalData e o Cebr (Centre of Economics and Business Research).

Esta é a 3° edição do estudo e as análises levaram em conta todos os países membros do G20, com exceção da Rússia, além de países emergentes que não fazem parte do grupo, totalizando 53 mercados. A Índia está em 1° lugar no ranking, com 48,6 bilhões de transações.



Países emergentes lideram ranking de pagamentos instantâneos

Os emergentes ocupam as 5 primeiras posições do ranking de pagamentos instantâneos, deixando para trás os países desenvolvidos. De acordo com um estudo realizado para analisar os motivos dessa questão, as economias de países emergentes possuem uma população maior na economia informal, fazendo com que seja necessário liquidez e dinheiro na mão de forma muito mais rápida.



Pix representa uma boa margem de economia de custos para o Brasil

Com a propagação do Pix, o Brasil teve uma economia de custos estimada em US$ 5,7 bilhões, tanto para consumidores, quanto para comerciantes, com o impacto positivo de R$ 5,5 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB).

O Brasil é uma das economias emergentes que vem superando cada vez mais os países desenvolvidos, no quesito de transações instantâneas.

Em 2021, a Índia, China, Tailândia, Brasil e Coreia do Sul, 5 primeiros países do ranking mundial de transações em tempo real, juntos somaram um total de 92,9 bilhões de operações.

Compartilhar
Redacao

Equipe da Redação Blog da Bertha