Comportamento,  Tendências

Employee Experience e seus efeitos para funcionários e empresários

O QUE É EMPLOYEE EXPERIENCE | IMAGEM: FACTORIALRH.PT


Durante muitos anos , no modelo padrão, as companhias apenas mantinham foco na satisfação de seus clientes em relação a seus produtos e serviços.

Como consequência , a satisfação do colaborador sempre teve menos prioridade. Entretanto, a era
Employee Experience ou experiência do funcionário, que é relativamente recente, vem atraindo cada vez mais a atenção e aderência das empresas nos últimos anos.

Houve um aumento notável no grau de conscientização das empresas para com a saúde e a satisfação de sua força de trabalho.

Com o transcorrer dos tempos foi-se constatando o quão valioso para uma organização é o seu capital humano e quão poderosas são as ferramentas que as companhias podem utilizar para promover a retenção de talentos em seu time.

É vital inspirar continuamente a equipe, a fim de manter funcionários talentosos e produzir resultados cada vez melhores.

Assim o profissional se sente mais acolhido e com sentimento de pertencimento como consequência da valorização do capital humano, que por sua vez leva à obtenção de resultados favoráveis para a organização. Vamos entender um pouco como funciona.




O que é Employee Experience (EX) ?

Employee experience diz respeito a tudo o que os membros da equipe percebem, sentem e pensam ao longo de sua jornada de trabalho e interações dentro da empresa.

Todo trabalhador passa por experiências em seus locais de trabalho. Portanto, a questão mais importante é: “Por que não procurar proporcionar ao funcionário a melhor experiência possível?”.

O foco é compreender como o empregado se sente em relação ao ambiente de trabalho e tomar decisões baseadas nessa compreensão para proporcionar melhor satisfação dos mesmos.

Para atingir esse objetivo, os profissionais de RH devem colaborar com os empresários para desenvolver um plano sólido, baseado na comunicação aberta com o pessoal, de acordo com os valores centrais
da organização.



O equívoco por parte dos profissionais de RH

Muitos profissionais de RH não tão experientes, podem ficar confusos em relação ao
Employee Experience, pensando que essa nova realidade se trata apenas
de oferecer boa remuneração e benefícios, ou até mesmo construir
um local de trabalho moderno e acolhedor. No entanto, o conceito de
experiência do funcionário vai muito além disso. Alguns aspectos
que precisam ser levados em consideração, são:


● Oferecer ambientes de trabalho adaptáveis às mudanças,
como horários flexíveis, possibilidade híbridas entre presencial e
home office, entre outras;

● Promover um ambiente agradável integração de interação entre todos os
trabalhadores;

● Manter um envolvimento constante entre os líderes e os
trabalhadores, fornecendo comentários positivos;

● Valorizar a infraestrutura do ambiente empresarial, pensando
em características tanto de ergonomia quanto de estética.



Como implantar a Employee Experience?

Para estar em condições de melhorar o dia-a-dia dos funcionários,
primeiro é necessário ter uma sólida compreensão dos principais
requisitos de cada trabalhador, individualmente.

É importante ter em mente que cada pessoa pode ser motivada por valores diferentes.

A partir disso, perceba que há certos valores com os quais todos se preocupam de maneira comum. O setor de Recursos Humanos pode, por exemplo, organizar a força de trabalho em equipes e tratar de melhorar a experiência de maneira específica para cada grupo da seguinte forma:

● Ouça e compreenda as ideias dos seus funcionários,
individualmente e em grupos;

● Alinhe os interesses dos mesmos com os valores e a cultura da
empresa;

● Elabore e implemente um ambiente de trabalho favorável,
levando em consideração os valores mais comuns entre todos os
envolvidos.

É importante destacar que esta nova vivência devem ser
durante toda a jornada do trabalhador dentro da empresa, desde o
processo seletivo até o seu desligamento da
organização.






Quais os benefícios para os colaboradores ?

Uma vez implantado em uma empresa, a cultura de employee experience
traz diversos benefícios, entre os principais estão:

● Maior envolvimento da equipe;

● Diminuição de falhas;

● Melhoria da comunicação dentro da organização;

● Sensação aprimorada de ser parte da empresa;

● Clima leve e alegre dentro da organização;

● Esforços para melhorar a cultura da organização.




E quais os benefícios para a empresa?

● Alto Desempenho Assim que o profissional percebe que é apreciado, ele imediatamente
eleva seu nível de produção e concentração em cada tarefa
;

● Diminui a taxa de turnover e de absenteísmo A employee experience melhora a cultura da empresa por meio de uma melhor comunicação e abertura, como isso, a taxa de rotatividade de funcionários e absenteísmo tende a diminuir;

● Economia ao diminuir a rotatividade de funcionários, com a retenção de talentos, reduz-se os custos com novos processos seletivos e demissões.

Como podemos observar, há muitas maneiras diferentes pelas quais a estratégia de employee experience é incrivelmente favorável para ambas as partes em uma organização. Essa estratégia é vantajosa para a geração de sucesso sistêmico, e a empresa que investe nela está investindo em sua competitividade e em sua reputação de destaque no mercado.


E na sua empresa, vocês estão em processo de adesão a employee experience? Registre seu comentário por aqui.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *