Notícias

Caso encerrado: Meta (M1TA34) fecha acordo para colocar ponto final em ação movida por usuários da plataforma

IMAGEM: META/REPRODUÇÃO


A Meta (M1TA34), empresa de Mark Zuckerberg, o dono do Facebook, anunciou que finalmente chegou a um senso e fechou acordo para por um ponto final em uma ação movida por um grupo de usuários da plataforma, após uma série de práticas ilegais da empresa de compartilhamento de dados com a Cambridge Analytica, segundo dados anexados nos arquivos do processo judicial, que foram acessados na última sexta-feira do mês de agosto (26).

Meta põe fim no escândalo de compartilhamento de dados dos usuários de sua plataforma

Ambas as partes se apresentaram após uma notificação conjunta, no qual revelaram que um acordo foi fechado, com prazo de 60 dias para apresentá-lo por escrito ao tribunal.

Não foram divulgados maiores detalhes sobre o contrato entre as partes. O caso em questão aconteceu em 2018, mas só agora, teve de fato um ponto final.


Relembre o caso ocorrido em 2018

Para quem não se recorda, um grupo de usuários do Facebook moveram um processo judicial contra a empresa em 2018, depois de ter sido relevado que a empresa britânica Cambridge Analytica, que tinha ligação com a campanha presidencial de Donald Trump, em 2016, teve acesso aos dados de 87 milhões de pessoas que utilizavam o Facebook.

O centro da acusação era que os dados foram utilizados para influenciar eleitores americanos a votarem em Trump.


Outros casos mais recentes

No entanto, neste ano de 2022, a Meta (M1TA34) foi multada em US$ 400 milhões (R$ 2,08 bilhões, no câmbio atual), por violar as leis de proteção de dados de usuários da sua plataforma, o Facebook, novamente. Essa é considerada a segunda maior penalidade monetária já aplicada na União Europeia.

A SENACON também multou recentemente por vazamentos de brasileiros : clique pra ler e saiba tudo!

Compartilhar
Redacao

Equipe da Redação Blog da Bertha