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5 dicas matadoras para usar como estratégia no dia do frete grátis

Confira estas 5 dicas para utilizar como estratégia ao participar do dia do frete grátis

5 dicas matadoras pra você utilizar como estratégia neste dia do frete grátis

Entenda como surgiu a data e qual o conceito do tão aguardado (e também temido) dia do “frete grátis”.


Bem, a referida data do “free shippping day”, nasceu nos EUA em 2008, como uma ação de varejistas muito aguardado por consumidores locais, tendo como estratégia, a conquista de novos clientes e também a fidelização e estimulo à recompra, sobretudo em época de menor movimento comercial. Em 2022 ocorrerá no dia 28 de abril.

Todo gestor de e-commerce, sobretudo os iniciantes, deve ter em mente que a questão frete é fundamental para a sustentabilidade deste formato de negócio.
Pesquisas realizadas ente 2020 e 2021 apontaram percentual de abandono de carrinho em até 70%!



Para Mauricio Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico tal índice corresponde a ” consumidores que ficam desconfiados da loja ou não prestam atenção no preço de frete antes do checkout, aí quando veem , acabam abandonando a compra.”


Para nós empresários do ramo, o abandono de carrinho é um “calcanhar de Aquiles” assim como os boletos emitidos não pagos…

Pensando nisso muitas soluções têm surgido, e muitos empresários aderido a elas; soluções envolvendo inteligência tecnológica. Plataformas de e-commerce fornecedoras deste serviço também têm apostado em otimização para recuperação deste carrinhos, até mesmo para poder fidelizar seus clientes, lojistas de e-commerces.


As associações de lojistas também têm buscado sempre melhorar as condições contratuais no que tange a tarifas entre a estatal brasileira de logística (assim como para com as empresas particulares) e seus lojistas associados. Nas que sou membro, recentemente houve melhorias nestas condições para que os lojistas associados que usufruem deste beneficio associativo possam oferecer frete ainda mais competitivo a seus clientes através do contrato intermediado por elas.

Também os tem ampliado seus programas de inventivo para atrair e fidelizar mais clientes através de diversas ações e produtos como por exemplo, palestras informativas e de conscientização, de gestão de e-commerce, consultoria (neste caso apenas ara clientes que possuem contrato mensal) entre outras atividades.

Confira as opções a seguir e veja a que melhor se encaixa em tua operação para implantar como estratégia a partir desta data (ou em 2023 caso não tenha tempo hábil):



1 – Entrega acelerada” para conquistar o cliente, causando uma impressão positiva , digamos que ele tenha optado por frete econômico (mais demorado) você pode substituir por uma modalidade considerada “expressa”, arcando com os custos de diferença. Exemplo: “same day” (mesmo dia), dia seguinte ou até 2 dias. Já pensou comprar com estimativa de entrega media de 7 dias e receber nestas condições sugeridas?


2 – Frete “free” para quantidade X de clientes que comprarem produtos X e Y . Neste caso você especifica quais produtos ou quantidade de pedidos ou de que hora ate que hora será disponibilizado tal oferta!



3 – Frete grátis regional : você estipula quais cidades, estado ou estados ;


4- Frete “irrisório regional “: algo do tipo entre 1,99 a 5,00. Já pensou o efeito “Uaw” que causaria no teu cliente?


5 – Frete personalizado em canal específico: por exemplo, se você lançou recentemente um app, poderá usar como forma estratégica para obter downloads e educar sua audiência e clientela a se habituar a fazer comprar por este novo canal


Compartilha com a gente sua experiência caso já faça uso de estratégias como essas.

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Bertha Ferreira SA

Editora-chefe, Empresária, Estrategista Digital, Consultora em Comunicação ponta a ponta e soluções empresariais. PNL Pratictioner Empreendedora desde a adolescência, Amante de carros e filmes antigos. "Impulsionar empresas e pessoas é minha missão. "