Comportamento,  Varejo

Encantando os seus clientes com a ajuda do Marketing de Experiência

Theater stage with red velvet -Freepik



Sem dúvidas, o Marketing é uma ferramenta muito poderosa para as empresas que buscam popularizar seu produto/serviço, bem como conquistar novos clientes e mantê-los sempre por perto.

Com o passar dos anos, novas abordagens foram criadas dentro do conceito de Marketing, como por exemplo, o Marketing de Relacionamento, Marketing Social, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, dentre outros. E com o mercado cada vez mais competitivo e inovador, as empresas estão buscando outros meios de suprir cada uma das necessidades dos seus clientes, oferecendo experiências que despertem neles diferentes tipos de emoções e prazeres, fazendo com que os mesmos sintam-se especiais e com cada um dos seus desejos atendidos com excelência.




Marketing de Experiência: a nova era do marketing

Não é nada fácil conquistar um cliente, isso é fato! No entanto, você deve ter em mente que o seu público alvo deve estar no centro do negócio para conseguir alcançar seus clientes de modo eficiente.

É necessário fazer com que o consumidor se sinta importante, garantindo que você estará lá para ajudar a resolver qualquer questão pendente que houver. Ou seja, é necessário não apenas estar disponível, mas solucionar dúvidas, ouvindo o que ele têm a dizer e entender a fundo suas necessidades.

O Marketing de Experiência dá aos clientes a possibilidade de criar uma relação de confiança, uma fidelidade, levando em consideração o emocional do consumidor e trabalhando através da boa experiência com o produto que lhes será oferecido.

Podemos definir , na prática, o Marketing de Experiência, onde a empresa ou prestadora de serviço faz com que seu público se sinta satisfeito e se lembre de determinada experiência de forma significantemente, positiva, diria, marcante!

São muitas as ações que podem tornar a experiência do cliente a melhor de toda a sua vida, fazendo com que o mesmo sinta-se a vontade para voltar quando quiser e ainda indicar a companhia para outras pessoas.




Marketing de Experiência: definição

O Marketing de Experiência, nada mais é do que o conjunto de estratégias utilizadas para alcançar os clientes através das emoções, causando um impacto positivo, com o intuito de fidelizá-los e mantê-los por perto, promovendo experiências cada vez mais atrativas e únicas.

As abordagens utilizadas visam trabalhar especificamente o emocional do público alvo pretendido, proporcionando sensações de alegria e satisfação, desde o processo de pré-venda até o pós-venda.




Aplicando na prática o Marketing de Experiência no seu negócio

Se você já possui um público-alvo definido e precisa trazê-los para mais perto, ou deseja expandir ainda mais a sua marca, abuse das estratégias de Marketing de Divulgação e Vendas, para alcançar a meta desejada.

A partir desse momento, entra o Marketing de Experiência, nesta etapa serão trabalhados os sentimentos de cada um dos seus clientes – sejam novos ou antigos.

Para isso, é necessário ‘brincar’ com a percepção do consumidor, em cima da experiência que será oferecida.



Veja a seguir alguns exemplos de trabalhar a percepção do seu público:



Experiência Sensorial

A experiência sensorial é quando você dá ao consumidor a oportunidade de, literalmente, sentir aquilo que ele está buscando. Não ficou muito claro?

No ramo culinário, por exemplo, você ofereceria uma prova do seu produto ao cliente para que ele possa experimentar e avaliar o que lhe foi oferecido, nesse sentido você estaria moldando nele os sentidos palatável e olfatório, sem falar que o visual também conta muito, tendo em vista que boa parte dos consumidores são atraídos pelo olhar.

Conceituando, a experiência sensorial é dar a oportunidade do cliente utilizar os 5 sentidos, a audição, o olfato, o tato, o paladar e a visão, algo muito importante na hora de ajudar o cliente a decidir se vale mesmo a pena pagar por aquele produto/serviço, e se aquilo trará para ele a satisfação pessoal almejada.


Experiência Emocional

Atingir as emoções do seu público de forma positiva fará com que os clientes criem laços afetivos com o seu negócio, e mesmo que ele não adquira o produto/serviço naquele dia, voltará em outra ocasião em busca daquela mesma experiência.

Criar essa conexão emocional entre empresa e cliente facilita a fidelização do consumidor, pois terá despertado nele sentimentos positivos de prazer e satisfação.


Experiência Cognitiva

Aqui o intuito é oferecer aos clientes novas perspectivas sobre o produto/serviço, fazendo com que eles reflitam em cima do que foi oferecido, instigando-os as a exercer sua criatividade, expandindo suas mentes e ajudando-os a analisar de forma diferente.




Experiência Comportamental

Essa é a parte em que a empresa deve colocar o cliente para realizar uma ação em prática, de modo a testar o que está sendo ofertado.

Esse momento é crucial para que a sua empresa demonstre que pode promover ao cliente um novo estilo de vida, associado à sua marca.




Experiência de Identificação

Em conjunto com a Experiência Comportamental, o Marketing de Experiência de Identificação ajuda a firmar ainda mais essa conexão com a empresa.

Nesse momento, deve ser falado abertamente sobre quais as causas e o propósito da empresa, o que aumenta ainda mais a possibilidade do consumidor se sentir atraído pela companhia.




Transparência: A chave do Marketing de Experiência

Como em qualquer outra estratégia utilizada, também é de suma importância ser transparente ao utilizar o Marketing de Experiência, pois de nada adianta conquistar o cliente com falsas perspectivas.

Por isso, busque sempre aprimorar o seu produto e/ou serviço, para então poder aplicar o Marketing de Experiência na vida do consumidor, de forma verdadeira e transparente. Por falar em verdadeiro, o Marketing de Experiência possui “3 V’s”: verdade, vontade e valor.

No quesito Verdade, é justamente tratar tudo com veracidade e transparência, não prometendo coisas que a empresa ou produto não possa cumprir, por isso, seja sempre verdadeiro com seu cliente.

Na vontade, você deve ouvir o cliente e respeitar o que ele deseja, a sua prioridade, o que de fato vai agradá-lo naquele momento. Ao ouvir cada uma das vontades dos seus clientes, será possível oferecer a ele o produto ideal para suprir suas necessidades. E por fim, valor, que nada mais é do que a percepção do consumidor em relação à experiência vivenciada por ele junto à empresa. Quando o cliente sente que aquilo foi relevante e que agrega valor à vida dele, é possível alcançar suas emoções, reforçando esse laço firme entre empresa e consumidor.

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