Trabalhadords no armazém fazendo o processo de picink e packing
E-commerce,  logística

Picking e Packing: em que consiste estes processos e qual a sua importância para o e-commerce?


Você já teve a experiência de comprar um produto online e receber no lugar algo que não comprou?

Quem que como eu, já passou por isso, sabe o quão infeliz e marcante é esta experiência!

E certamente, ainda que a empresa venha se desculpar, enviar brindes, dar cupons ou o que quer que faça – a chance de uma recompra está muito próximo de zero! Ou seja, a reputação desta marca para este cliente já foi por agua abaixo!

Sem falar nas consequências desastrosas que este fato pode gerar: reclamações em diferentes canais e esferas, prejuízos materiais além de morais, principalmente se houver recorrência.

Quando há este tipo de ocorrência significa que houve falha no processo de picking!

Mas afinal, o que é picking?


Picking vem do termo inglês Pick que tem o significado de levantar, separar, apanhar.

Na prática de uma loja online, este processo já se inicia com a emissão e impressão da respectiva nota fiscal eletrônica de um pedido.

É tido como o momento em que ocorre a retirada do SKU (código que representa cada item) no processo de separação e preparação de produtos dentro de um armazém ou estoque (tenha este o tamanho que for) para a fase seguinte, o packing.

Ele é essencial para garantir que o cliente consumidor receba os itens exatos que selecionou na hora do checkout, de modo que se evite trocas e devoluções de mercadorias. Isso é de suma importância para a satisfação (e consequente fidelização) do cliente e para manutenção da boa reputação do seller, seja no marketplace, seja na loja online ou da empresa como um todo.


É também fundamental para a produtividade e a agilidade da operação logística, pois, impacta diretamente o tempo de permanência em “fila”, ou seja, no despacho ao comprador.


Na rotina dos grandes centros de distribuição (CD), esta fase envolve também outras máquinas (além de leitores óticos e de barras) e ferramentas como empilhadeira, paleteiras, esteiras e carrousels.

E também sistemas como: Miniload, WMS (Warehouse Management System), AS/RS (Automatic Storage e Retrieval Systems).

Todos esses equipamentos automatizam processos aumentando a velocidade e a precisão nas coletas.


A seguir, temos os principais métodos de picking utilizados de acordo com cada o tipo de operação:


Picking discreto: a separação e a preparação do pedido é realizada, por um único responsável operador, do ínicio ao fim e que trabalha em uma encomenda por vez.

Essa técnica geralmente é utilizada por micro/pequenas empresas/lojas online;

Picking por zona: o processo é dividido por zonas no estoque, sendo que cada funcionário fica responsável por separar os produtos de um SKU.

Este é um método indicado para operações com alto volume de produtos e pedidos;

Picking por lote: cada operador se responsabiliza por um lote do estoque composto por diversos SKUs. Este é utilizado por lojas com uma quantidade pequena ou média de produtos e pedidos;

Picking por onda: cada colaborador realiza a separação de um único SKU por turno. Tem por objetivo se evitar acúmulo de produtos na expedição.

Essa modalidade é ideal em épocas de lançamento de produtos ou “queima de estoque”.


Agora que você já sabe sobre picking, vamos à fase seguinte e complementar:
o packing

Já o packing esta relacionado ao adequado empacotamento e correto acondicionamento da carga/produtos para unitização. Exemplo: contêineres, pallets, caixas de papelão.

Ele deve ocorrer num espaço fixo e bem demarcado, próximo ao final da linha de ocorrência do picking. Isso serve para reduzir deslocamentos e otimizar a produtividade dos operadores.
Ferramentas e insumos acessórias tais como suporte de papel de embalo, dispensador de fita adesiva, grampeador, estilete entre outros, são fundamentais para a boa manutenção do processo.

Essa fase é momento de atenção para com a devida proteção dos conteúdos mas também é propícia para se estar atento a elementos como cores, layout, tamanhos e formatos que fazem ancoragem com a proposta de marketing da marca!


Agora, as principais modalidades de packing realizadas conforme a demanda:

Revestimentos Moldados
O revestimento é feito sob medida, com o formato do produto envolvendo-o por inteiro;

Calçamento e Escoramento:
Para reforçar a caixa e ou proteger melhor partes do produto;

Enchimento solto:
Em uma caixa maior, o produto é inserido com materiais soltos, tais como espuma, isopor, bolha, papel, granulado;

Envolvimento:
Antes de ser posto na caixa, o produto é envolvido em protetores e embalagens, tipo infláveis ou plástico bolha.


Para finalizar

Picking & Packing : traduzindo livremente fica: “separar e embalar”.

E, como você pôde ver, se resume a grupos de processos logísticos que tem como objetivo, através de sua implementação, organizar e aumentar a eficácia dos processos da expedição.

Ambos os processos causam impacto direto na excelência da Supply Chain Management

A saída para a melhora dos índices de performance deles, é coloca-los no hall das métricas de desempenho, integrar as plataformas envolvidas e manter esses processos bem casados.

Dessa forma, teremos um escudo anti frustração para os clientes, que , a cada dia mais, esperam de suas compras online, mais velocidade em nossos fluxos de entrega; e também um escudo contra arranhões na imagem da empresa.

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Bertha Ferreira SA

Editora-chefe, Empresária, Estrategista Digital, Consultora em Comunicação ponta a ponta e soluções empresariais. PNL Pratictioner Empreendedora desde a adolescência, Amante de carros e filmes antigos. "Impulsionar empresas e pessoas é minha missão. "

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