Varejo

Saiba tudo sobre a história do Dia dos Namorados


Diferente dos demais países, o dia dos namorados no Brasil, teve origem, intuito e data distintos.




No Brasil

Com intuito puramente comercial – já que junho era até então um péssimo mês de vendas para o comercio brasileiro – o dia dos namorados no nosso país, é comemorado em junho. Por uma iniciativa empreendedora do empresário João Doria (pai do ex governador de SP) em 1949 idealizou e lançou uma companha publicitaria com o o slogan: “Não é só com beijos que se prova o amor”.


Antonio

Para emplacar a campanha, foi decidido lançá-la no dia que antecede o dia do Santo Antônio (13/06), conhecido como santo casamenteiro. O sucesso foi tanto que logo a data comemorativa foi oficializada.
O santo católico conhecido como “Antonio”, na realidade foi o português Frei Fernando de Bulhões, que em sua vida religiosa pregava a importância do casamento e do amor. Após sua canonização, passou a ser conhecido como o Santo casamenteiro!


Valentim

Nos Estados Unidos assim como em diversos países mundo afora, é comemorado no dia 14 de fevereiro, o dia de São Valentim (Valentines day). Esta data é comemorada entre casais amantes e também entre não casais, onde é celebrado também o carinho, amizade e amor entre familiares e amigos, enfim, entre pessoas queridas.

Valentim foi um padre romano, condenado no século III por contrariar as ordens do imperador Claudius II. Por acreditar que homens casados não eram bons soldados o monarca proibido a celebração de casórios, porém, o referido religioso continuou realizando as celebrações por acreditar que era um proposito divino, contrariando assim o estado; o que culminou em sua condenação e morte, tendo esta ocorrido em 14 de fevereiro.

Quando estava na prisão, apaixonou-se por uma filha de um carcereiro e milagrosamente, curou suas vistas e a moca voltou a enxergar! Assim, eles se casaram ás escondidas. Pouco depois, foi pego e executado.
Antes do seu trágico fim, Valentim escreveu cartas à amada esposa e, por essa razão, passou a ser um costume entre jovens escrever cartões aos seus pares.
No século V, o Papa Gelasio dá o reconhecimento canônico a Valentim e dai em diante, a data passa a ser dia oficial de São Valentim; que assim como Antonio, passou a ser símbolo do amor e dos apaixonados.


A data pelo mundo

14 de fevereiro (data de seu falecimento) também marca a véspera de Lupercais – festa que era anualmente comemorada na antiga Roma – em honrarias à deusa Juno e ao deus Pan.
O festival marcava a transição para a primavera, louvava deuses mitológicos e era visto como época oportunidade para praticas sexuais.
Um dos seus rituais era a passeata da fertilidade, onde se utilizavam chicotes de couro de cabra lançados sobre as costas de mulheres com o intuito de lhes garantir a fertilidade

Com o advento do Cristianismo, agora oficializado, tais práticas tidas como pagãs, entre outros costumes, foram sendo banidas pela igreja católica e sendo substituídas por outras , agora cristãs, que pouco a pouco foram sendo absorvidas pela sociedade tornando-se tradição.

Compartilhar
Redacao

Equipe da Redação Blog da Bertha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *